segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Araucária PR, se despede dos ipês floridos!

Todos os anos nessa  época a cidade fica deslumbrantes com a florada dos ipês amarelos que  tomam  conta de avenidas  ruas e parques  de Araucária, Curitiba e região.
O ipê-amarelo-da-serra (Tabebuia alba ) é uma árvore brasileira, heliófita, secundária inicial, nativa da Mata Atlântica ,considerada a árvore símbolo do Brasil, descrita inicialmente em 1832 por Chamiso como Tecoma alba. O nome alba se deve à coloração branca das folhas e ramos novos, devida  aos pelos que as recobrem.Está na lista da flora ameaçada do estado de São Paulo.
Características: altura: cerca de 30 metros.Tronco reto ou levemente tortuoso, casca externa grossa, cinza-rosa, com fissuras longitudinais esparsas e profundas.Com ramos grossos, tortuosos e compridos, o ipê-amarelo-da-serra possui copa alongada e alargada na base. As raízes de sustentação e absorção são vigorosas e profundas.
As folhas, decíduas, são opostas, compostas digitadas, de face superior verde-escura e face inferior acinzentada, ambas tomentosas na folha jovem, a superior glabra na adulta. Os pecíolos das folhas medem de 2,5 a 10 cm de comprimento. Os folíolos em número de 5 a 7, possuindo de 7 a 18 cm de comprimento por 2 a 6 cm de largura. O ápice destes é pontiagudo, com base arredondada e margem serrada.
Árvore florida.Inflorescência em panícula terminal, com flores grandes e lanceoladas, são de coloração amarelo-ouro. Possuem em média 8 x 15 cm.
Os frutos são cápsulas bivalves cilíndrica, secos e deiscentes. Do tipo síliqua, lembram uma vagem. Medem de 15 a 30 cm de comprimento por 1,5 a 2,5 cm de largura. As valvas são finamente tomentosas com pelos  ramificados. Possuem grande quantidade de sementes.As sementes são membranáceas brilhantes e esbranquiçadas, de coloração marrom. Possuem de 2 a 3 cm de comprimento por 7 a 9 mm de largura e são aladas.
Outros nomes populares: ipê-ouro, ipê-amarelo, ipê-da-serra, ipê, aipê, ipê-branco, ipê-mamono, ipê-mandioca, ipê-pardo, ipê-vacariano, ipê-tabaco, ipê-do-cerrado, ipê-dourado, ipezeiro, pau-d’arco-amarelo, taipoca,etc.as fotos a seguir ,todas são de ipês de outras regiões do Brasil.






Deus,como sempre,nos surpreendendo com suas criações exuberantes,tudo o que Ele criou é perfeito!